segunda-feira, 12 de março de 2012


Para falar de Sketchbook … falamos de viagem … de desenho … de pequenos cadernos portáteis … e de um encontro permanente com o Eu e o Outro! 

Estar em viagem, referimo-nos a um tempo de disponibilidade, onde há mais vontade de se “agarrar” tudo... os viajantes tornam-se mais observadores, mais criativos e desenham nesses pequenos laboratórios de amostras do nosso olhar sobre o mundo e nós mesmos. 

O termo “Diário de Viagem” (…) há outros termos igualmente usados, embora cada um tenha um significado próprio, com pequenas/grandes diferenças. Pode ser, por exemplo, “Caderno de Esboços” ou “de Campo”, usado na área da biologia e geologia, “Caderno de Procura Paciente”, como lhe chamava o arquitecto Le Courbusier na sua primeira viagem ao Oriente, Carnet de Voyage, em francês ou Sketchbook em inglês ou, ainda, "Livro de Artista", termo com algumas particularidades.  Eduardo Salavisa

Desenhar em cadernos é viajar, encostamos a cabeça, fechamos os olhos e partimos à descoberta... às vezes para se desenhar, observa-se, outras vezes é-se observado!

Sem comentários:

Enviar um comentário